quinta-feira, 13 de abril de 2017

O Tempo Entre Costuras de Maria Duenas

Muitos dos meus livros têm associados pequenas historias, é o caso deste. Vi-o diversas vezes naquelas sugestões de "quem comprou este também comprou" Por algum motivo nunca me dei ao trabalho de ver o que era. Não sei porquê mas o titulo sugeria-me que seria algo sobre o que vestir.
Um dia vi o trailer da série que adapta o livro e gostei, decidi ler. Apesar de promissor no inicio acabei por não gostar.
 
Mas comecemos pelo inicio, a historia de uma simples modista que se converte em espia pareceu-me um bocado fantasiosa. Contudo em ficçao dou muito o braço a torcer e aceito historias que possam não ter grande veracidade.
E isto de uma simples modista se tornar espia até podia funcionar o problema foi o resto. Começando pelo ritmo, este era lento. Os acontecimentos davam-se naquele famoso modo: devagar, devagarinho ou parado. Estava a meio do livro e lembro-me de pensar que se calhar tinha lido mal e ela não ia ser espia pois tal ainda não tinha acontecido. O ritmo num livro é importante, um ritmo alucinado pode não deixar que o leitor absorva os acontecimentos, mas um lento faz com que perca o interesse...
 
Outro grande erro, a meu ver, foi o excesso de informação. Num livro passado num período importante da história espanhola é importante dar ao leitor algum background. Mas não é isso que acontece, as informações são tão extensas que se tornam aborrecidas. E muitas desnecessárias como quando falam a Sira das clientes que deve tentar atrair e como deve espiar.
 
Por fim Sira, a protagonista. Uma pobre modista que cai na canção do bandido. Podia ser uma personagem cativante, pela qual eu torcesse mas acabou por ser apenas uma personagem que em nada me cativou.
 
Apesar de promissor o livro acabou por não me conquistar em nenhum dos seus aspectos.

 

Nenhum comentário: