domingo, 9 de abril de 2017

Breve Apontamento sobre o filme Scoop e a ligaçao ao Lago dos Cisnes

Para mim o Scoop é uma comédia muito simpática que me faz rir. Sempre achei interessante a escolha de parte do bailado do Lago dos Cisnes para a banda sonora. A verdade é que o Lago dos Cisnes vem de uma fábula e só mais tarde virou um bailado de grande êxito.
Odete é uma princesa que foi enfeitiçada por um bruxo. Assim ela é cisne de dia e princesa de noite. Um dia conhece o Principe Sigfried, ele apaixona-se por ela e convida-a para um baile no castelo dele. O bruxo malvado sabe disso e envia a filha, Odile, que enfeitiçada tem o mesmo aspecto de Odete.
Quando Odete chega ao palácio e os vê fica destroçada. A partir daqui há várias hipóteses. Em algumas o príncipe descobre a marosca tarde demais e a Odete suicida-se. Noutros eles ficam juntos.
 
Seja qual for o desfecho, para mim, a mensagem da história é clara: temos que saber ver para além das aparências... Embora sejam iguais fisicamente, Odete e Odile teriam personalidades diferentes, que Sigfried não vê.
E no filme também somos convidados a fazer o mesmo exercicio, afinal o Peter Lyman que parecia apenas um homem rico, charmoso, culto, elegante e tal era um terrível serial killer.

 

2 comentários:

Eva sousa disse...

Por acaso é dos filmes do woody um dos que gosto menos a par com o sonho de cassandra.

Madrigal disse...

Eu gosto. Acho imensa piada à personagem da Scarlett. Além disso acho que ela faz bem o papel de miúda totó e o facto de não explorarem o lado mais sensual dela é refrescante.