quarta-feira, 25 de março de 2015

6 anos de Random Thoughts

Faz hoje seis anos que comecei este blogue. Nunca tive objetivos concretos e nunca o blogue se tornou conhecido ou famoso ou teve muitos leitores.
Sempre o vi como um diário... Não no sentido do termo pois raramente publico coisas pessoais, mas no sentido que aquilo que aqui coloco diz-me alguma coisa. Pode ser uma música que ouvi e não me sai da cabeça. Um filme que dificilmente voltarei a ver por o ter achado péssimo. Uma série que foi/é memorável. Aquilo que penso sobre isto e aquilo.
Ao fim destes seis anos o balanço que faço é muito positivo. Sei que já não o actualizo tanto como no inicio, sei que penso muito mais no que escrevo ou melhor na forma como devo escrever. Mas continuo a gostar de escrever por aqui e continuarei até o dia que me cansar.

quinta-feira, 19 de março de 2015

Comprar Livros

Sou uma apaixonada por livros e tenho uma biblioteca bastante simpática. Já houve alturas em que comprava livros quase todas as semanas. E claro a velocidade de leitura não acompanhava as compras. Depois veio a crise, o desemprego e as compras foram reduzidas. Mas com a crise também vieram as promoções. Muitos descontos de 50%, muitos pague um e leve dois. E por isso mesmo pude continuar a comprar livros. Claro que muito mais ocasionalmente e apenas quando o orçamento permite.
No inicio do ano dei por mim pensar que vários livros que tinha comprado, durante o ano anterior tinha efectivamente lido, mas muitos outros ficaram por ler. E claro os que já tinha continuaram também por ler.
Isto fez-me pensar que se calhar se não tivesse aproveitado certas promoções talvez tivesse lido outros livros. Por outro lado, talvez pudesse ter canalizado o dinheiro para outros livros que tenho na wishlist.
Tendo em conta isto tudo pensei que este ano vou evitar comprar livros em promoções. Só comprarei livros em promoções que preveja ler a curto prazo ou vá a médio prazo. Penso que deste modo irei reduzir significativamente a minha pilha.

quarta-feira, 18 de março de 2015

O complexo de princesa

O complexo de princesa é um síndrome que afecta muitas mulheres. Provavelmente nunca ouviram falar dele pois não foi diagnosticado por nenhum psiquiatra famoso. Eu inventei este termo pois ao longo da minha vida tenho conhecido muitas mulheres assim. E perguntam vocês: afinal o que é isso?
Muito simples, o síndrome aparece em mulheres que foram muito mimadas pelos pais e raramente, para não dizer nunca, ouviram um não. Assim habituaram-se a um mundo onde tudo lhes pertence e acham que o mundo deve se vergar consoante as suas necessidades.
 
Tenho actualmente uma colega na formação que estou a fazer que é assim. Acho sempre imensa piada à forma como ela tenta fazer aquilo que ela quer e não aquilo que está no programa por assim dizer. Mas ela é também um caso sério de falta de educação e civismo. Mas sobre isso falaremos num próximo episódio.



sábado, 7 de março de 2015

As Cinquenta Sombras de Grey o filme

Quem me conhece sabe que a trilogia das cinquenta sombras de grey é um dos meus odiozinhos de estimação.
Li o primeiro livro e o segundo ficou a meio, o resto foi lido na diagonal. É fácil explicar o porquê deste abandono: a história pouco ou nada tinha de apelativo, a protagonista era basicamente uma tótó, mas confesso que foi com o Grey que embirrei solenemente, pois a sua personalidade tem diversos traços para mim detestáveis.
Seja como for durante meses tive de ler comentários como aquilo era fantástico. Algo que não me surpreendeu pois quem não lê ou têm fracos hábitos de leitura vai achar aquilo o máximo, embora a escrita e o desenvolvimento sejam muito pobres. Além do histerismo à volta do Grey li imensos comentários em que teciam comparações parvas entre o Grey e outros personagens masculinos marcantes de livros que são realmente bons.
Quando eu pensava que o histerismo tinha acabado um novo começou em torno do filme e de quem devia ser o Mr. Grey. Foram meses de especulação que cessaram quando foram escolhidos os actores. O fim do casting deu lugar a mais especulação em como os actores escolhidos eram ou não certos para os papeis.
Quando o trailer chegou e eu vi, pensei logo que se não tivesse lido o livro dificilmente ia ver o filme. Já tinha visto trailers de comédias românticas bem mais apelativos. Durante algum tempo pensei em não ver, dificilmente iria ao cinema gastar dinheiro e também não tinha vontade de perder tempo. O que aconteceu foi que uma amiga me desafiou a ver e como sou pessoa de aceitar acabei a ver.
Vi o filme ontem e o resto hoje. Ontem a meio decidi parar não porque estava com sono ou tinha coisas urgentes para fazer, mas simplesmente porque estava entediada. Quando hoje acordei pensei que se não visse o resto não morria por isso, tal era o meu desinteresse pelo filme.
Eu já sabia que dificilmente iria gostar deste filme, o meu ódio pelo Grey é tão grande que dificilmente me iria cativar. Contudo nada me preparou para o desastre que é isto. O argumento já toda a gente conhece e ainda que tenham cortada muita coisa isso não melhorou em nada o filme, apenas deu menos motivos para tédio. A banda sonora que muita gente fala não achei nada de espetacular.
Eu tinha lido que a química entre o Jamie Dornan e a Dakota Johnson era fraca e também tinha essa impressão por alguns clips que tinha visto, mas a verdade é que aquilo nem chega a ser fraco é absolutamente inexistente ninguém diria que aqueles dois estão apaixonados.
O Jamie é um péssimo Grey! Ok, eu não vou à bola com o personagem, mas tudo aquilo que ele é no livro aqui quase não é. O Grey tem presença, intimida e aqui ele intimida menos do que um gatinho.
Isto foi a maior desilusão para mim, pois se um actor como o Jamie consegue ser brilhante como serial killer na série The Fall e convenhamos que ser serial killer é desempenhar dois papeis pois as pessoas à volta nunca desconfiam deles, como é que chega aqui é uma nulidade? Não entendi. E também não entendi porque é que ninguém teve mais cuidado com o sotaque americano dele que é fraquinho. Além disso ele muitas vezes mastiga as palavras tornando-as incompreensíveis e nota-se ali um certo som irish.
Não sei de quem foi a culpa para tão fraca prestação. Li algures que entre a realizadora e a E.L James houveram desentendimentos durante as filmagens. Isso talvez explique a má prestação dele... talvez não soubesse se agradava a uma ou à outra.
A única nota positiva vai para a Dakota que representa bem a Anastacia Steele, embora o personagem seja fraquinho como no livro.
 
 

quarta-feira, 4 de março de 2015

segunda-feira, 2 de março de 2015

Dúvida Existencial

Eu gostava de saber porque é que na página inicial da FNAC, no banner com as várias promoções aparece na imagem que promove As Cinquentas Sombras de Grey, uma foto do Henry Cavill e não do Jamie Dorman. Será que ninguém informou a FNAC que o escolhido foi o Dorman e não o Cavill??
 
 
 

domingo, 1 de março de 2015

O que ando a ler

Memorial do Convento de José Saramago - estou na recta final e não podia estar mais satisfeita. Tinha receio de não gostar e por isso tinha sempre adiado ler. O clube obrigou-me a ler e a experiencia tem sido maravilhosa.
 
Menina Rica, Menina Pobre de Joanna Rees - no dicionário devia aparecer o nome deste livro à frente da palavra cliché pois o livro tem todos os clichés e mais alguns. Quando terminar irei certamente falar nele, pois parece-me um bom exemplo de tudo o que não se deve fazer num livro.