sexta-feira, 29 de junho de 2012

acabei agora de fazer um pequeno post sobre a Nora Ephron no Jane Austen Portugal, por causa da sua ligação ao género comédia romântica e subsequente ligação a Jane Austen. O meu filme preferido dela é o When Harry Met Sally. Não sou exactamente fã do filme You Got Mail de que falei do JAPT, mas adoro esta cena e muitas vezes recito o Go to the Matresses!!! 

Ver aqui: Video 

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Outlander - Nas Asas do Tempo de Diana Gabaldon


Este livro é o primeiro da série Outlander, começada em 1991, mas que apenas chegou às nossas livrarias em 2010, pelas mãos da editora Casa das Letras, uma das muitas editoras que pertence ao grupo Leya.
Uma demora incompreensível dado o sucesso e popularidade da série, mas talvez justificável pela altura em que saiu o primeiro volume. Nos últimos anos com o aparecimento de muitos de blogues de livros, aliado ao rápido acesso a títulos sem necessidade de edição portuguesa, mais facilmente uma editora percebe aquilo que os leitores andam a ler e têm interesse em ver publicado por cá. Talvez por isso finalmente esta série chegou cá.

Outlander começa em 1945, após a Segunda Guerra Mundial quando Claire e o seu marido Frank visitam a pequena localidade de Inverness na Escócia. A escolha do local não é aleatória, casados há oito anos, mas separados durante o tempo da guerra e com poucos encontros durante esse período, Claire e Frank esperam gozar na pequena localidade uma merecida segunda lua-de-mel, revivendo a primeira que também ocorrera naquele local assim como casamento. Há ainda outros motivo, Frank é um professor de História e um estudioso da sua arvore genealógica. Um antepassado seu viveu ali e Frank deseja pesquisar informações nos arquivos locais para completar aquilo que sabe sobre esse antepassado.
Um dia Claire e Frank visitam um círculo de pedras, semelhante pelas descrições a Stonehedge, onde observam, ocultos, um grupo de mulheres a praticar um culto pagão. No dia seguinte Claire regressa ao local, sozinha, para colher uma planta.
Algo acontece e Claire ao atravessar o círculo de pedras viaja no tempo. A sucessão de acontecimentos fazem-na perceber que já não está em 1945, mas sim em 1743 e começa a sua aventura.

Diana Gabaldon não poupa nos detalhes, sendo bastante minuciosa na descrição da vida na Escócia, contudo algumas cenas eram, na minha opinião desnecessárias, mas tendo em conta que este é apenas o primeiro livro da série, essa cenas façam sentido nos próximos volumes.
Gostei do livro desde o inicio, mas foi só a meio que fiquei completamente rendida ao livro, até aí estava a apreciá-lo, a achá-lo interessante, mas não estava verdadeiramente apaixonada pelas aventuras de uma mulher que viaja para um tempo completamente diferente do seu.









 ( também publicado no blogue Na Cabeceira)







quarta-feira, 27 de junho de 2012

disse-me o meu pai que a Luciana Abreu quer dez mil euros de pensão, cinco mil euros por cada filha. Próximo objectivo: arranjar um jogador de futebol e ter um filho :) 

terça-feira, 26 de junho de 2012

Frio ou calor?

Dava jeito que da próxima vez que houver uma vaga de frio ou de calor, os telejornais não fizessem disso noticia. E mais não insistissem nos cuidados a ter nestas situações! As pessoas não são atrasadas mentais. 

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Acabei de descobrir que o Fifty Shades of Grey vai ser publicado cá em Portugal, saí dia 9 do próximo mês pela Leya, essa editora que a cada dia que passa se enterra mais na minha consideração... Ok, vamos a ver o que vão dizer disto por cá. Espero que ao menos ponham na capa avisos a informar do forte conteúdo sexual e das cenas de sadomasoquismo.... 

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Test Drive a potências namorados, maridos e afins

Há tanto post por essa blogosfera fora em que se dá opiniões pouco livres de isenção sobre tudo e mais um par de botas que me lembrei que qualquer dia podíamos começar a colocar opiniões sobre homens e claro mulheres. A minha ideia era simples, um homem ou mulher ia jantar com um homem ou mulher e depois escrevia no blogue se o moço ou moça era material para casar, para relacionamento sério ou apenas para umas horas na horizontal... Assim éramos todos mais felizes!!



( estamos no Verão e eu tenho o direito a escrever palermices para coisas mais sérias voltem no Inverno :) )

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Alanis Morissette - Uninvited

Por mais estranho que possa parecer, eu adoro a banda sonora do filme City of Angels, mas não vou à bola com o filme, demasiado peganhento para o meu gosto... esta é uma das músicas e é simplesmente fantástica.

domingo, 17 de junho de 2012

da inocência

ontem revi o Indiana Jones e a Grande Cruzada. Há uma parte em que o pai do Indy diz que sabe que a Dra Schneider é nazi porque ela fala no sono. Durante muito tempo, tendo visto o filme numa idade jovem, achei que TODOS os nazis falassem no sono e aquilo fosse tipo uma piada, só mais tarde descobri que o Jones Sénior tinha dormido com a Dra Schneider :) 

sábado, 16 de junho de 2012

ir ao cabeleireiro significa pôr-me a par das últimas cusquices, aqui vão as mais interessantes:
- no inicio deste mês a Lucy e o seu Yannick foram a um casamento e passaram a noite num hotel, lá para Março temos o resultado deste encontro....
- a Olga Cardoso, devia parar de fazer plásticas senão qualquer dia está como a mulher do Castelo Branco e sabem como é... o Halloween é só uma vez por ano...
- Segundo o Vítor Baía a sua quase ex tem instintos materialistas, filho tu achavas que era pela tua capacidade verbal que ela andava contigo???
- o Rui Patrício separou-se!! Quem é este?!


sexta-feira, 15 de junho de 2012

Semana Choque

Esta semana foi bastante chocante, não falo em termos pessoais, quem me lê habitualmente sabe que não falo da minha vida pessoal aqui, mas sim a nível intelectual.
Não consigo decidir o que me chocou mais, se o assassinato do Juan pelo Cesare nos Bórgia, se o casamento da Claire e do Jamie no livro Outlander ( é o livro que ando a ler) ou o facto da haver pessoas que gostam do Christian Grey, gostar do livro é outra coisa completamente diferente.
Espero que a próxima semana seja pobre em acontecimentos, não sei se o meu pobre coração aguenta, não estou a ficar mais nova....

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Fifty Shades of Grey

Quem lê este blogue sabe que eu gosto de ler livros com enredos mais cor de rosa, já aqui o disse várias vezes e não tenho problemas em assumir. Os ditos livros divertem-me, nem tanto pela estória em si, mas porque ao lê-los dá vontade de rir. Aquilo são estruturas que assentam sempre no mesmo. Ela é sempre mais jovem do que ele, o rapaz é sempre rico, lindo de morrer e mais importante bastante experiente no campo sexual algo que inevitavelmente contrasta com a experiência dela geralmente pouca ou nenhuma, aka, virgem. A completa falta de realidade dos livros, acaba por divertir, os homens têm sempre olhos claros, mas nunca são verdes ou azuis, são de tonalidades que dificilmente se encontram como verdes indefinidos; incrivelmente ricos esta parte é importante, mas o melhor é o facto quase sempre apenas com um olhar proporcionarem prazer à rapariga, sim prazer sexual. Claro que na prática isso não acontece e nos livros também não mas essa ideia é explorada ad eternum. 
Neste tipo de romances há também cenas de sexo, umas vezes mais explicito do que outras, mas de uma maneira geral escrito com poucos pormenores. O género quer-se romântico e não erótico. O resto, às vezes é melhor outras é pior, às vezes a estória em si até pode ser interessante e a escrita bastante razoável, havendo mesmo uma caracterização dos personagens bastante boa, dentro do género claro.
Descobri o livro do título deste post através da menção no facebook por parte de uma amiga. Vai daí fui procurar na net e lá consegui encontrar e comecei a ler. Eu estava preparada para ler um romance cor de rosa, mas acabei a ler o pior livro que alguma vez alguém já escreveu. Eu já li a minha parte de maus livros e troço o nariz a muitos escritores que são adorados por esse mundo fora, mas caramba a esses, pelo menos reconheço algum talento e se não saem do registo que lhes deu a fama é porque sabem que isso significaria menos vendas...
Ninguém pode escrever um livro e esperar que alguém os leve a sério quando enche o o seu texto com expressões parvas como: holy shit e holy crap e  apresenta-se como sendo a  de uma jovem que lê, é inteligente e tudo mais. Em suma a caracterização dos personagens é bastante pobre. Há depois a pouca veracidade do protagonista masculino ser um jovem de 27 anos e ser muito rico, mas não rico porque é um herdeiro mas sim porque fez a sua fortuna, aos 27 anos custa a crer!!
Mas passando todos estes pequenos grandes detalhes e chegando ao mais importante o enredo e desenvolvimento são do mais inexistente possível, basicamente conhecem-se e pouco depois começam uma série de encontros que acabam sempre ou vá quase sempre na cama e aqui é onde muita gente troce o nariz ao livro. Há ali toda uma descrição de cenas com recurso a objectos usados no sadomasoquismo, há quem goste mas sinceramente ainda estou para entender o prazer que ser espancado pode dar...
Contudo, isto não é o que mais me choca, tenho a mente aberta, o que me choca é mesmo o personagem masculino ter conquistado umas quantas mulheres por esse mundo fora!! A sério!! Choca-me não pelas práticas de sadomaso que ele gosta de praticar mas porque ele parece ter uma possessividade pouco saudável em relação à mocinha do livro, sentimento de posse ainda concordo, mas querer controlar tudo e inclusive vangloriar-se de ter ido onde mais nenhum foi, isto é, ter-lhe tirado a virgindade... Christian Grey é, na minha opinião, um homem abusivo, não um homem movido pelo amor.
se a leitura do livro não me tivesse chocado o suficiente, o que li a seguir teria, então não é que já compraram os direitos do livro para filme??? Mas que enredo é que isto tem?? Basicamente um monte de cenas de sexo, e da forma como os americanos são nem quero ver que volta vão dar a isto.
Uma coisa é certa uma coisa tão má ter tido tantas vendas é deveras fascinante e aquilo que se vai dizendo do livro por essa internet fora também.

domingo, 10 de junho de 2012

estava ontem a fazer zapping quando apanhei esta pérola: o eléctrico da carris conduzido por uma mulher.
Não sei em que planeta a jornalista vive, mas aqui no Porto é bastante comum os eléctricos serem conduzidos por mulheres, os autocarros e claro o metro. 
Diga-se que o momento referido foi quando o Cavaco Silva ia a caminho da Praça do Comércio para as comemorações do 10 de Junho.
Não entendi a necessidade de mencionar que era uma mulher e se fosse alguém de uma minoria ou de raça diferente também dizia? 
Se isto não é discriminação pura e dura não sei o que será.

sábado, 9 de junho de 2012

ontem quase todos os condutores pararam na passadeira para eu passar, concluo que com a idade estou a ficar mais boa ou então finalmente há mais respeito da parte dos condutores pelo código da estrada. 

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Tempo vs vontade

Se há coisa que como leitora oiço muitas vezes é pessoas a queixarem-se que não lêem porque não têm tempo... e por vezes começo a descortinar a sua vida e percebo que para além dos afazeres domésticos e o trabalho pouco ou nada fazem.
Claro que há aqueles têm vidas realmente ocupadas, porque fazem parte da associação desportiva lá da zona onde vivem, trabalham em turnos complicados, têm dois empregos, praticam desporto. etc, etc.
Há ainda aqueles que trabalham, educam filhos sozinhos, estudam e ainda assim encontram sempre tempo para mais alguma coisa.

Eu ponho-me a pensar que há muita gente que não tem falta de tempo, mas sim falta de vontade e é uma pena não há nada melhor do que ler um livro e quem diz livros diz outra coisa qualquer ( sem ser ver TV e passear no shopping)  que quebra a rotina e dá alento para mais um dia de trabalho.

terça-feira, 5 de junho de 2012

se há coisa que nunca entendi bem na blogosfera é a necessidade de escrever em inglês. Não falo de títulos ou do uso de expressões, isso é um fenómeno que aceito e até pratico. Refiro-me aos bloggers que escrevem posts inteiros em inglês, percebo que queiram atingir um público mais vasto, mas na maioria dos casos percebe-se que não dominam a língua e fazem figuras tristes ao colocar expressões portuguesas em inglês que não são usadas e até soam estranhas. Melhorem o inglês e depois escrevam. 

segunda-feira, 4 de junho de 2012

estou aqui a ver o concerto por causa do jubileu da Rainha e estou a achar melhor que o Rock in Rio, pelo simples motivo que até agora ninguém desafinou como vi no Rock in Rio em dias diferentes e por pessoas diferentes...não sei quem eram mas fiquei incomodada e mudei de canal. 


domingo, 3 de junho de 2012

hoje de manhã ao passar os olhos pelo feed de noticias do Facebook tive um ataque de riso para a seguir ficar incrédula com o que lia. O que aconteceu foi simples como rapariga que se dedica a fazer bijutaria sigo via facebook vários ateliers/lojas que oferecem workshops do chamado artesanato urbano. Um desses está neste momento a oferecer aulas de costura, algo que tem ganhado terreno não só por aqueles que querem fazer carteiras, bolsas para óculos, porta-moedas, entre outras, mas também para quem quer aprender a fazer uma bainha ou algo assim. 
No anúncio diziam algo como olá amigAs e isto ofendeu os homens que leram!!! Ridículo, simplesmente ridículo. Então decidiram dizer que os homens também se podiam inscrever.
É verdade que existe discriminação de género para ambos os lados, mas isto não é algo que encaixe na dita discriminação. Quem está neste ramo sabe que a maiorias das pessoas que fazem colares, bolsinhas, enfeitam caixas e pintam bonecas são mulheres basta ir a um fórum e ver, basta tão simplesmente ver uma feira de artesanato urbano. Mesmo no artesanato mais tradicional predominam as mulheres ou conhecem muitos homens que façam arraiolos ou renda de bilros?
Não quer com isto dizer que não existam homens nestas áreas, mas são minorias. 
No blogue Jane Austen Portugal a maioria das pessoas que nos lêem são mulheres, sei que existem homens mas o número é insignificante, por isso nenhum se pode sentir ofendido quando dizemos: pedimos às nossAs leitorAs que... da mesma maneira que eu não me possa sentir ofendida se num blogue sobre carros, assunto que tem um publico maioritariamente masculino se eles disserem, caros leitorEs ou algo assim.
Há discriminação e esta deve ser erradica, em sonhos porque na realidade dificilmente acontece, mas as pessoas devem entender que há situações que sabemos estar a falar para uma maioria feminina ou masculina e daí se não fazemos parte dela não devemos achar que há discriminação, preconceito ou o diabo a quatro.

sábado, 2 de junho de 2012

geografia

no outro dia falava com uma amiga sobre o Michael Fassbender e a determinada altura disse-lhe que ele era assim um bocadinho para o magro e um bocadinho de chicha não lhe fazia mal. Ela responde-me que os homens irlandeses são assim para o magrito e eu lembrei-me do meu outro irlandês favorito, Jonathn Rys Meyers que também é magrinho. 
Assim, cheguei à conclusão que a gordura ou magreza é uma questão de geografia! 

sexta-feira, 1 de junho de 2012

acabei de ler que o Benedict Cumberbatch vai ter um papel no filme Twelve Years a Slave onde já estavam o Michael Fassbender e o Brad Pitt. Agora digam como é que uma mulher pode ir ao cinema e conseguir ver o filme? E os suspiros que se dá quando se vê tanto gajo bom no ecrã?? e os maridos e os namorados ao lado?? ainda pedem o divórcio!! Assim não há condições!! Um gajo bom por filme e já é suficiente!!