quinta-feira, 30 de julho de 2009

Sea of Love - Cat Power

Já tenho a OST do filme Juno, há muito tempo, mas só hoje descobri esta música lindíssima. É o que dá ouvir as mesmas músicas vezes sem conta e não explorar o cd todo convenientemente....

terça-feira, 28 de julho de 2009

A Cry 4 Love David Fonseca

no sítio do David Fonseca podem fazer o download do novo single que apresenta o novo álbum. Já ouvi mas não foi a amor à primeira vista como com outros primeiros singles, talvez se torne em amor à segunda, terceira, quarta vista....

domingo, 26 de julho de 2009

O novo projecto do Tim Burton

A Alice ainda não chegou mas o Tim já está a pensar no próximo projecto.
Obviamente, não vi a série original... não era nascida. Mas Tim, meu amigo, tinhas que fazer algo que meta vampiros?? Tu sabes que gosto dos teus filmes e gosto do Johnny, mas não estás assim cansado da moda destes sugadores de sangue??

Dexter

Não vi a primeira temporada desta série, quando ouvi falar dela associei a muito sangue, gente a ser esquartejada e achei melhor deixá-la passar.
Na penúltima na quarta-feira, a RTP2, estreou a segunda temporada desta série e ao fazer zaping, a modos que tropecei nela e comecei a ver. Percebi logo do que se tratava, pelo nome do personagem, mas não vi muito sangue, nem gente muito cortada.
A série é mais sobre a natureza humana e o lado negro de alguém, aos olhos dos outros normal, o Dexter. Tem um emprego, uma namorada, uma irmã e mais importante o ar de quem não faz mal a uma mosca. Quem escolheu o Michael Hall, para interpretar o Dexter, escolheu muitíssimo bem; não é muito bonito, não é feio e tem mesmo um ar angelical e de bom rapaz. Os serial killers são quase todos assim, pessoas normais.
Uma série para continuar a ver.

sábado, 25 de julho de 2009

Little Priest Sweeney Todd

Não sei bem porquê mas sempre que estou mais em baixo esta música consegue animar-me. Nem eu mesma sei explicar bem o motivo, já que a letra é bem negra. Um bom psiquiatra de certeza que consegue explicar isto.



sexta-feira, 24 de julho de 2009

Casamento

E se em vez de entrares na igreja ao som da já estafada marcha nupcial, entrares ao som de música e dança? Foi o que fez um casal no Minesota, E.U.A.



domingo, 19 de julho de 2009

O bom das críticas do Rui Pedro Tendinha, na Notícias Magazine é que se ele elogiar muito o filme não presta e se disser que não presta é porque estamos perante algo bom. Por isso nunca deixo de ler o que ele escreve.

Presente original

Todos sabemos que por vezes é difícil escolher uma prenda, mesmo que seja alguém que conhecemos bem. Por isso espreitem aqui e surpreendam quem vocês amam. Às vezes é bom sermos supreendidos por quem amamos e não é preciso ser uma data especial. Não é bom receber um chocolate que diz: Amo-te?

sábado, 18 de julho de 2009

Sonet 116

let me not to the marriage of true minds
Admit impediments; love is not love
Which alters when it alteration finds,
Or bends with the remover to remove:
O, no, it is an ever-fixed mark
That looks on tempests and is never shaken;
It is the star to every wand'ring bark,
Whose worth's unknown, although his height be taken.
Love's not Time's fool, though rosy lips and cheeks
Within his bending sickle's compass come;
Love alters not with his brief hours and weeks,
But bears it out even to the edge of doom.
If this be error and upon me proved,
I never writ, nor no man ever loved.



William Shakespeare

domingo, 12 de julho de 2009

You don't fall in love with somebody *because* they're beautiful. People are lovely *because* we love them, not the other way round.


da série The Line of Beauty

sábado, 11 de julho de 2009

Marés Vivas no cinema

Depois do Esquadrão Classe A, também Marés Vivas irá conhecer uma versão cinematográfica. Não penso em ir ver, de certeza que escolhem só miúdos para os papéis principais, aos quais não vou achar graça nenhuma e como sei que o argumento não será o melhor prefiro ficar em casa.
Notícia daqui.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Incentivar a leitura

A Carte Noire , uma marca de café inglesa, decidiu promover a marca de uma forma muito original.
Convidou os actores, Dominic West, Greg Wise e Dan Stevens para ler excertos de obras mais ou menos conhecidas.
Podem ver as leituras disponiveis aqui.
Ainda não ouvi tudo, porque quis dar prioridade às obras que já li ou embora não tenha lido conheço a história, mas posso dizer que uma das que ouvi e não conhecia fiquei com vontade de ler o livro.
Adorei esta ideia, não só porque nutro grande simpatia pelos três actores escolhidos, principalmente o Dan Stevens, mas porque adoro os audio-livros.
O nosso governo em vez de fazer listas de livros, se pusesse actores, a lerem excertos, ia incentivar a leitura de uma forma mais eficaz.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Rui Veloso

As letras são fáceis de memorizar, mas escondem muitas metaforas sobre a vida, o amor, a amizade. No fundo é esse o encanto da música do Rui, é simples mas complicado ao mesmo tempo....
Deixo aqui três das suas músicas.
Não há estrelas no céu - a primeira que conheci
Lado Lunar - a que tem a metafora perfeita e o melhor conselho: conhecer primeiro o lado lunar.
Porto Sentido - não é segredo que eu amo o Porto

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Os Contemporâneos

Os Contemporâneos têm se destacado pela forma como criticam a actualidade portuguesa. Na minha opinião nem sempre o objectivo é conseguido e muitas vezes não percebo muito bem o que eles estão a querer criticar, a culpa também é minha que vejo muito pouco os telejornais.
No último programa decidiram criticar o projecto Amália Hoje. Eu não ouço rádio e por isso só quando alguém mencionou este grupo num blog é que eu fui ao youtube ouvir/ver o que era. Eu gosto do som melódico das músicas, no entanto parece-me que há aqui um "assassinato" do fado, quando o objectivo era a homenagem.
Quem não viu veja no link que deixo a crítica que está excelente. Reparem como o Nuno Lopes, faz o gesto do dinheiro quando diz artisticamente e no que diz o Bruno Nogueira. A minha opinião é esse o objectivo do projecto.... Só começa a partir dos 12 minutos com as habituais entrevistas.

Baby Blogs

Nos blogs há de tudo como na farmácia. Desde aqueles que são do mais egocêntrico que existe aos que falam de coisas interessantes.
Um tipo muito especifico de blogs, são os chamados baby blogs, onde o tema é o filho ou a gravidez.
Da minha infância e da do meu irmão, os meus pais guardam uma quantas memórias repetidas ad eternum a quem as quiser ouvir, mas dificilmente saberão dizer a data dos eventos.
No futuro os baby blogs serão para a criança muito úteis porque saberão com exactidão a história da sua infância, os receios que os pais tinham, etc, etc. Para quem tem familiares e amigos longe, será uma forma de acompanhar o crescimento.
Não tenho por hábito visitar estes blogs, mas por vezes sigo um link, um comentário, e acabo nestes blogs.
Cada um faz do seu blog aquilo que quer, mas custa-me ver a forma como a criança é exposta através de fotografias, muitas são desfocadas, cortadas a cara, mas na grande maioria é perfeitamente identificável tanto a criança como o sítio onde foi tirada.
Actualmente sabe-se que a pedofilia na rede é uma realidade e nem todas as pessoas que visitam um blog são de confiança. Não quero dizer que são todos monstros, há amizades que acontecem por causa da internet. As coisas não são extremas, há gente simpática e gente menos simpática. Ainda agora li num blog que alguém finge ser no Hi5 a autora desse blog, o que é grave.
O que eu quero dizer e por isso decide escrever sobre isso é simples, escrevam as diabruras do vosso filho, mas não o mostrem, pensem sempre no bem estar dele.
Já me ocorreu que existe um certo exibicionismo da parte de quem faz isto, querem mostrar como o filho é lindo, mas para os pais eles são sempre lindos, não é?

domingo, 5 de julho de 2009

Do you believe in destiny? That even the powers of time can be altered for a single purpose? That the luckiest man who walks on this earth is the one who finds... true love?

do filme Dracula de Francis Ford Coppola

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Casablanca - Michael Curtiz

Casablanca dispensa qualquer apresentação, é um dos clássicos do cinema e quem nunca viu, já ouviu pelo menos falar deste filme de 1942.

Casablanca, é o ponto de passagem para quem vem da Europa fugido da 2º Guerra Mundial e espera lá conseguir um visto que os leve aos Estados Unidos. Aqui Rick tem um café, que é um ponto de encontro. Um dia Ilsa chega a Casablanca, também ela desesperada para conseguir um visto, para o qual precisa da ajuda de Rick, mas as coisas não são simples, porque no passado Rick e Ilsa foram os protagonistas de uma estória de amor...

Sem dúvida, um excelente filme, as frases como " we will always have Paris" " These is the begining of a beautiful friendship" são frequentemente citadas/usadas noutros filmes.
A RTP Memória exibe este filme hoje às 22h21m.
( foto tirada da Internet)

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Verão Azul

A RTP Memória torna-se realmente memória, pelo menos para mim, ao exibir esta série. Será aos sábados e domingos pelas 14 horas. Fica aqui o inesquecivel genérico:

quarta-feira, 1 de julho de 2009

As minha séries de TV

Já vi isto numa série de blogs e mais recentemente no Scotch Gin and Soda. Não acredito que ninguém vá me passar a corrente até porque eu não comento muitos blogs. Detesto comentar por comentar. Assim roubei a ideia e falo aqui das minhas séries de Tv de todos os tempos.



A História de Nikita


Nikita, é condenada por um crime. Na prisão acaba por se recrutada pela Section One para se tornar numa assassina. Esta é uma daquelas séries que a meio do episódio quando pensamos que já descubrimos tudo somos supreendidos. Nunca nada é aquilo que parece...



Alf


O extraterrestre mais endiabrado da televisão. O E.T do Spilberg era doce, mas o Alf estava sempre a intrometer-se nos assuntos da família que o acolheu, a opinar sobre os mais diversos assuntos e claro a perseguir o gato que era comida muito apreciada no planeta dele.



Allo Allo


Lembro-me de quando dava aos sábados à noite por volta das 11h ou um pouco mais tarde. Ia sempre para a cama com um sorriso. Mas nunca sabia bem porquê, talvez porque mais uma vez o plano da Michelle para despachar os aviadores ingleseses para Inglaterra tivesse falhado, ou a Edith tinha acreditado na desculpa muito esfarrapada que o René dava por ela o ter surpreendido abraçado à Yvette. O Rene ia casar com ela ainda os sinos da igreja estavam a tocar pela vitória das tropas aliadas, mas o que ia ele fazer à Maria?? ou a Mimi?? Quem queria este final era mesmo o Monsieur Alphonse, com o coração fraco nem sei como aguentou tantas rejeições da Edith. Se ele tivesse casado com ela será que a Madame Fanny ia mudar e deixar de estar sempre a chamar??

Mas a cena nunca estava completa sem que aparecesse o Leclerc, com o hábito irritante de dizer que era ele quando se disfarçava para algum dos planos mirabolantes da Michelle. Felizmente, o Herr Flick da gestapo nunca ouviu. Por muitas vezes que ele o Smallhausen fossem ao Café do René, nunca viram os aviadores ingleses, que se escondiam ora nos armários ora debaixo da mesa e em todos os locais que possamos imaginar.

O Herr Flick ocupava-se ainda da Helga que ajudava o Coronel Strohm e o Hans a falsificar o quadros da Madona com as maminhas grandes. Pobre Gruber, o que gostava do René que teve de fazer muitas falsificações para que todos tivessem algo a vender depois da guerra.

Nunca percebi como o General Von Klinkerhoffen nunca percebeu que o Crabtree falava um péssimo inglês, perdão francês e que trocava todas as palavras, afinal o General era uma homem atento.

Tudo isto passava despercebido aos olhos do Capitão Bertorelli, afinal ele era italiano e só tinha ido para a guerra para conquistar mulheres, afinal elas adoram homens com uniforme.



Ana dos Cabelos Ruivos


se tivesse de ir para uma illha deserta esta era a série que levava comigo. Marcou, definitivamente, a minha infância. Só quando revi a série em dvd, em adulta, é que percebi porquê. Eu sou muito parecida com a Ana, ambas falamos pelos cotovelos, temos uma imaginação sem limites, etc. Um dia se tiver uma filha gostava de lhe chamar Ana, e não me importa que a minha futura cunhada tenha esse nome. O mais certo é haver na família do pai, também alguém com este nome porque é muito comum. Se for rapaz será Matias, não gosto nada de Gilberto. Coitadinho dele levou com a lousa na cabeça e assim apaixonou-se pela Ana. Se calhar, se tivesse dado com uma lousa na cabeça de alguém já estava casada e não solteira...

Será que ainda vendem lousas e há rapazes que queiram levar com elas na cabeça?

Há muitos outros desenhos que podia falar e que até gostava de comprar mas as colecções da Planeta Agostini são caras!

Para o Natal, irei comprar os livros que estão na origem desta série. quero muito lê-los.



Bones


Vale a pena pela química entre a Bones, perdão a Dra Temperance Brennan e o Agente Both. É aquela velha química, no fundo estão mortinhos por se beijarem mas acabam sempre por não o fazer. Depois ela tira-o do sério e ele também. Investigações sobre a morte de alguém já estão muito vistas. Os dois actores que dão vida a estas personagens têm uma química especial.



Buffy, A caçadora de Vampiros


O melhor da televisão aos domingos à tarde quando ficava em casa. A Buffy não esperava que ninguém a fosse salvar, nem sequer precisava disso, afinal ela sozinha tinha de enfrentar as forças do mal. Mas ninguém nem mesmo alguém que é escolhido para ser a Caçadora, pode viver sem amigos e por isso lá estão o Xander, a Willow, até a Cordelia ajudava apesar de eles não serem suficientemente fixes para ela, e claro o Angel, grandes suspiros meus, o Angel, o vampiro mais sexy da TV, esqueçam o Robert Patison, esqueçam!! O grupo não estaria completo sem o Giles que tinha como missão registar os acontecimentos para memória futura.




Coupling


A Sally é obsecado com facto de estar a envelhecer, o Jeff nunca consegue dizer nada a uma mulher, sem ela pensar que ele precisa de tratamento psiquiatrico, o Patrick só pensa naquilo, a Jane está convencida que é bisexual, o Steve está cheio de teorias sobre os mais diversos assuntos e a Susan, é a única normal do grupo.

Misturar esta gente toda, só podia dar uma comédia daquelas de morrer a rir.



Dr. Who


Comecei a ver porque sabia que a Anne-Louise Plowman, a esposa do meu actor preferido, Toby Stephens, entrava num dos episódios. Acabei viciada na série. O Dr. é o último dos senhores do tempo que viaja tanto para o passado como para o futuro para evitar invasões extraterrestres. Claro que isto de combater aliens já está muito visto, mas o Dr. tem um carisma, uma certa excentricidade que o fazem único e como apreciadora de filmes e séries de época adoro quando viaja para o passado...



Esquadrão Classe A


Eu adorava quando os planos deles davam certo! Se bem que achava sempre que aquilo não ia funcionar. Afinal o Hannibal queria ser actor, o Murdock era maluco, o Face um sedutor e trapaceiro que vendia tudo aquilo que pudesse e o B.A não gostava de voar e ninguém podia conduzir a não ser ele, a Amy era uma jornalista à procura da próxima noticia. Como é que um grupo tão dispare podia executar os planos mais incríveis e dar certo???



Ficheiros Secretos


Por mais voltas que dê à cabeça não consigo lembrar-me qual foi o primeiro episódio que vi. Mas foi suficientemente marcante para que voltasse a ver na semana seguinte e ansiar pelas sextas-feiras, o dia dos Ficheiros. Os tempos eram outros e a TVI tinha uma óptima programação a nível de séries e horários das mesmas. Mas o Big Brother ditou o fim dessa era e esta série começou a ser emitida cada vez mais tarde, e eu só pude ver em dvd, as últimas temporadas.

Scully e Mulder a dupla que conquistou um lugar na televisão enquanto investigavam os mais estranhos casos. Muitos associam a série a terror, medo, mas se alguns montros são de facto horríveis outros até são simpáticos. Alguns episódios são mais hilariantes que qualquer sitcom. Mas a série é o que é pelo Mulder e Scully, aquela química, o discordar sempre um do outro, o cepticismo da Scully e fé cega do Mulder.

A verdade anda aí.



Já Tocou


O Zack era o rapaz mais giro da escola podia ter todas as raparigas que quisesse mas ele só tinha olhos para a Kelly. Para a conquistar arranjava os esquemas mais malucos. A Jessie era super feminina, mas o seu coração acabou por se derreter pelo Slater, menos sorte teve o Screech que nunca consegui conquistar a Lisa, que só pensava em roupas e acessórios.

Chegou a existir uma que era Já Tocou na faculdade, mas a série teve curta duração, apesar de ter grande parte do elenco da série original e ainda uma outra que tinha um novo elenco mas que mantinha o personagem do Mr. Belding, o director da escola.

Era a melhor série teen daquele tempo.



21 Jump Street


Era uma esquadra de policia especial. Os agentes eram todos muito jovens e passavam facilmente por adolescentes. Para descobrir o assassino, inflitravam-se na escola, fazendo-se passar por alunos. Foi a série que deu a conhecer ao mundo o Johnny Depp.



Marés Vivas


à luz dos meus 28 anos, reconheço que esta série não valia nada, eram só gajas boas, mas mesmo boas em bikini a correr pela praia, tinha o David Charvet, os argumentos não eram grande coisa, tinha o David Charvet, as actuações não eram as melhores e tinha o David Charvet.

Que terá acontecido ao David Charvet???


Simpsons


Dispensam apresentações, já ninguém consegue passar sem a estupidez do Homer, a inteligência da Lisa, o reguila Bart e a pobre Marge que tem de os aturar a todos. Com um sentido de humor próprio que é temperado com uma forte critica à sociedade americana.




Terceiro Calhau a contar do Sol


Se um grupo de extraterrestres assume a forma humana e vem à terra investigar o nosso modo de vida, o resultado só pode ser um: muitas gargalhadas!!

Se os próprios humanos têm dificuldades em encaixar no mundo imaginem um grupo que não percebe nada de relações amorosas, de amizade e até que podem comprar uma televisão se a que têm se avariar???




Verão Azul


Enquanto me preparava para a praia ia vendo esta série, deu num verão. Um dos meus primos passava a vida a dizer para não comer muito se não ficava gorda como o Bola ou que tinha comido tanto como o Bola. Uma injustiça já que eu sempre fui magra.

Não há quem não se lembre desta série e meia volta andamos todos a assobiar a música do genérico.




Existem ainda séries que me lembro de ver, mas não me marcaram ou me lembro particularmente dos episódios. Como o Melrose Place, o Macgayver ou até o Justiceiro.

Actualmente, não sigo séries, já perdi um bocado aquele hábito de me sentar a ver. Mas existem algumas que vejo sempre que apanho, uma delas é o Conta-me como foi, uma série simplesmente maravilhosa ou o Irmãos e Irmãs um bom retrato de uma familia dos tempos modernos, são duas que sigo de forma irregular.

Vi alguns episódios de Lost, Prison Break, mas o facto dos episódios serem seguidos acabei por perder o fio à meada.

Ficaram ainda por mencionar as mini-séries de época da BBC, são adaptações de grandes livros da literatura inglesa e que eu adoro quer pelas histórias quer pelo retrato de época feito.